Fazer um bom planejamento financeiro envolve o conhecimento de todo o negócio. Para isso, é importante ser realista com o cenário, fazendo uma pesquisa sobre os pontos fortes e fracos da empresa, assim como o que pode fornecer oportunidades ou riscos.

Depois de conhecer toda a estrutura da empresa, é preciso definir um objetivo. Sem uma meta, é impossível saber o que se espera com o planejamento financeiro. É preciso, então, ter consciência de onde quer chegar, assim como qual será o meio usado para conquistar o sucesso pretendido. As metas, claro, não devem ser impossíveis de alcançar e, sim, viáveis, o que evitará frustrações.

É importante estabelecer um orçamento, seguindo-o à risca. É claro que imprevistos podem acontecer, o que justifica, mais uma vez, a necessidade de se planejar, levando em consideração até mesmo possíveis problemas. Nesse caso, é preciso pensar nos investimentos, pois devem ser feitos com cuidado, depois de um estudo, para evitar perda financeira.

Lembre-se: quanto mais planejado, mais tranquilidade você terá e mais a saúde financeira da sua empresa estará preservada!
Fonte: FIA – Fundação Instituto de Administração

CSF

CSF

Abrir chat
Precisa de ajuda?