O leão vem aí! E como não podemos deixar de encará-lo, vamos seguir o melhor caminho, ou seja, não deixar para a última hora. Portanto, é relevante e imprescindível organizar a documentação e reunir os dados para uma declaração inteligente e racional. Assim procedendo, estaremos preparados para fazer uma declaração adequada, sem riscos de cair na malha fina.

Vejam quais documentos devem ser preparados para fazer seu imposto de renda:

1 – Rendimentos tributáveis: junte todos os documentos de rendimentos tributáveis recebidos de pessoas jurídicas e pessoas físicas, mesmo que não tenha havido retenção na fonte, como pró-labores, trabalho assalariado, aluguéis, resgates de previdência privada, aposentadoria ou pensão, ações judiciais acompanhadas de atas e memória descritiva dos valores recebidos. Faça o mesmo com os rendimentos dos dependentes, que vierem a constar da declaração em questão.

2 – Deduções: pegue todos os documentos de pagamentos efetuados, mesmo que não sejam dedutíveis, pois devem constar na relação de pagamentos efetuados. Aqui entram médicos, dentistas, psicólogos, hospitais, planos de saúde. E lembre-se: as despesas médicas devem corresponder aos serviços prestados efetivamente e comprovadamente pagos em nome do declarante e seus dependentes.

3 – Compra e Venda de bens móveis e imóveis: toda transação com bens móveis e imóveis deve ser declarada, como veículos, motos, apartamentos, terrenos. No caso de auferir ganho de capital na venda de um bem, o pagamento do imposto é devido no último dia útil do mês subsequente à data em que foi realizada a operação (Cópia de escrituras e contrato de compra de venda de imóveis).
4 – Saldos bancários: declarar todos os saldos bancários existentes em 31 de dezembro no Brasil e no exterior, contas correntes, aplicações, investimentos em bolsa (também em nome dos dependentes). Retirar no site do banco a comprovação.

5 – Os documentos deverão ser enviados para a CSF até

05.04.2023 por meio do e-mail: financeiro@csfonline.com.br. Aqueles que deixarem para a segunda quinzena de abril terão um acréscimo no custo da declaração.

Caso queira nos confiar a importante missão de declarar o seu Imposto de Renda, pedimos que entre em contato conosco para que possamos confeccionar, com todo o cuidado e atenção que você merece, a sua declaração.

Atenciosamente,
CSF Assessoria e Consultoria Contábil

CSF

CSF

Abrir chat
Precisa de ajuda?