Se caiu na malha fina, há três maneiras de solucionar o problema. O primeiro caminho a ser seguido é o de simplesmente corrigir a declaração apresentada. Para isso, é preciso fazer uma Declaração retificadora, em que é informado o erro do que foi declarado à Receita. Contudo, atenção! Esse tipo de correção não pode acontecer após a intimação ou a notificação.
A segunda alternativa para solucionar o problema é a de aguardar o comunicado da Receita Federal. Logo depois disso, será preciso apresentar toda a documentação que possa explicar a pendência detectada pelo leão.
A terceira opção é a de apresentar, virtualmente, os comprovantes e documentos capazes de atestar os valores que foram apontados como pendência. Nesse caso, é preciso ficar atento às orientações do Extrato do Processamento da DIRPF, além de formalizar o Processo Digital para a Malha Fiscal no site Portal e-CAC.
Para se informar sobre o “Processo Digital da Malha Fiscal”, é preciso consultar “Malha Fiscal – Atendimento”, que pode ser encontrado por meio da função “Onde encontro”, no próprio site.
Fonte: Site G1